Fobia Social

Existem situações mais dramáticas que requerem tratamento cirúrgico. São casos em que, além do rubor, ocorre intensa sudorese na região. 
Esgotados todas as alternativas conservadoras de tratamento, a cirurgia, feita por um cirurgião experiente, pode trazer um grande alívio. Na essência a cirurgia consiste em interromper a chegada à região, de certas fibras nervosas envolvidas com a vasodilatação e a sudorese. Tais fibras partem de gânglios (nódulos com tecido nervoso) que pertencem a uma cadeia de gânglios do sistema simpático, situados na cavidade toráxica. As causas fisiológicas dizem respeito ao que ocorre na região (rosto e/ou orelhas e/ou pescoço): uma vasodilatação súbita e intensa aumenta o aporte de sangue para a região sem que haja uma demanda natural para isso. A razão de ocorrer particularmente nessas regiões reside no fato de que, nelas, a pele apresenta uma vascularização aumentada em relação à pele da maior parte do organismo. 
Essas regiões, assim como a planta dos pés, a palma das mãos e os lábios, por serem partes muitos expostas ao frio, são dotadas de maior vascularização.Existem duas categorias de causas: psicológicas e fisiológicas. As psicológicas são as próprias causas da Timidez ou da Fobia Social ou de qualquer outro transorno psicológico. Em geral, esse sinal aparece quando a pessoa se julga criticada ou avaliada negativamente pelos outros, conhecidos ou não, ainda que o julgamento desfavorável seja apenas imaginado. Pode ocorrer até mesmo em situação de convívio com amigos ou familiares.
O tratamento é o mesmo que se aplica aos demais sinais e sintomas de Timidez e Fobia Social. Em outras palavras, dependendo da orientação do profissional que se consulte, será recomendado psicoterapia, ou tratamento medicamentoso ou ambos.
Haveria um tratamento medicamentoso específico para esse rubor? Tecnicamente existe. Ou seja, se o rubor decorre de uma vasodilatação na região, um medicamento capaz de produzir a vasoconstricção pode ajudar. E os medicamentos usados para isso são os betabloqueadores, também usados para reduzir a intensidade de outros sinais e sintomas de Timidez ou de Fobia Social.

tag:Fobia Social,tratamento medicamentoso específico,tratamento, a cirurgia

No hay comentarios:

Publicar un comentario

Entradas populares