Melissa (Melissa officinalis)


No Brasil, existem inúmeras plantas conhecidas pelo nome comum de "erva-cidreira", mas é com uma outra erva medicinal - o capim-limăo ou "lemon-grass" (Cymbopogon citratus) - que a confusăo é maior. Existem até folhas secas de capim-limăo embaladas e comercializadas com o nome de erva-cidreira, para o preparo de chás calmantes.

 Na verdade, os pesquisadores tęm estudado as propriedades medicinais do capim-limăo para amenizar problemas digestivos. Calmante mesmo é a melissa.Para acabar de vez com a confusăo, é só observar as duas plantas, pois elas săo bem diferentes: enquanto o capim-limăo apresenta folhas estreitas, longas e lanceoladas, a melissa produz folhas grandes, ovais, pecioladas, serrilhadas e com nervuras salientes.
Na aromaterapia, ela alivia as tensőes e, juntamente com rosa e o neróli, é um dos óleos atuantes nas vibraçőes ligadas ao coraçăo. Acredita-se que a melissa apresenta inúmeras propriedades medicinais: é usada para diminuir gases e cólicas, estimula a transpiraçăo, é calmante, sedativa, digestiva, age contra a insônia, enxaqueca, tensăo nervosa, ansiedade e ajuda nos casos de traumatismo emocional.





E para quem acredita nos poderes calmantes desta planta, năo custa nada experimentar um relaxante banho com folhas de melissa: faça uma infusăo com folhas e flores de melissa em um litro de água e despeje numa banheira ou deixe a infusăo amornar e use-a no final do banho de chuveiro. Além de calmante, vocę terá um delicioso banho perfumado!...


Tags:Melissa (Melissa officinalis),E para quem acredita nos poderes calmantes desta planta
, de traumatismo emocional,é com uma outra erva medicinal - o capim-limăo ou "lemon-grass" ,



No hay comentarios:

Publicar un comentario

Entradas populares